O SetraBH vem a público informar e esclarecer que o atendimento do Sistema de Transporte Público por Ônibus em Belo Horizonte, não opera com 100% da frota o tempo todo, mesmo em horários de pico, até porque há que se manter veículos reservas de “stand-by” nas garagens para casos eventuais de veículos que precisem ser substituídos nas ruas por conta de pane ou defeito mecânico.
Hoje, por exemplo, 29 de março, a frota do MOVE que consiste em 425 veículos (sendo 189 articulados e 236 padrons) – operou com 88% de sua frota (374 veículos entre articulados e padrons).
Os demais veículos ficam nas garagens, ou como reserva, ou passando por manutenções preventivas ou por manutenção corretiva que, infelizmente, tem demorado mais do que o programado, tendo em vista a carência de peças de reposição (chips entre outros componentes), bem como a escassez de recursos financeiros das empresas – originários do atual contrato de concessão que tem as tarifas congeladas desde 2018 – para se ter em suas garagens estoques de peças de reposição ampla e abrangente.
Atualmente, sem estoques de reposição nas garagens, muitas empresas necessitam aguardar a compra e a entrega das peças de reposição para poderem retornar com os veículos para o serviço.
É bom lembrar que os veículos do MOVE foram adquiridos em 2014, possuem grande produção quilométrica diária e jamais passaram por renovação, tendo em vista que o atual contrato de concessão está totalmente desequilibrado e não permite, com as receitas que ele gera, grandes investimentos e atualizações.